Cataguases-MG: Defesa Civil apresenta Plano de Contingência para período chuvoso na Secretaria de Desenvolvimento Social
25/10/2021 07:48 em Cataguases-MG e Região

Em 20 de  outubro de 2021 - Matéria retirada do portal da Prefeitura Municipal de Cataguases-MG

 

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria

 

Na terça-feira, dia 19, as coordenadorias da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social participaram de um encontro com a equipe da Defesa Civil para conhecerem o atual Plano de Contingência no enfrentamento das situações de emergência nos períodos chuvosos em Cataguases. O documento, que é atualizado todos os anos, norteia as ações de prevenção e preparação para as respostas das autoridades públicas e da sociedade civil diante de possíveis ocorrências de desastres naturais ou provocados pela ação humana, tais como os deslizamentos de terras e as enchentes.

Conforme explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Carolina Damasceno, o objetivo do encontro foi minimizar riscos de prejuízos materiais e, principalmente salvando vidas. “Embora não exista iminência de enchente no curto prazo, já estamos nos antecipando para que não sejamos pegos de surpresa”, disse ela, reiterando que, neste momento, o planejamento é fundamental para garantirmos a estrutura necessária, tais como abrigos, e preparar pessoas, inclusive das secretarias como Saúde e da Educação, para que se possa dar suporte à população, evitando ou mitigando eventuais perdas.

O coordenador da Defesa Civil de Cataguases, Alexandre Rodrigues, o Tico Tico, destacou a importância do encontro. “O Plano existe para evitar improvisos, por isso, ao levarmos nossas orientações, falamos das atribuições de cada equipe e de cada setor para que as respostas em situações de emergência sejam efetivamente bem sucedidas”, disse, reiterando que o modelo do Plano de Contingência em Cataguases acompanha todos os parâmetros exigidos pela Defesa Civil Estadual. Tico Tico lembrou ainda que, recentemente, a Defesa Civil de Cataguases foi contemplada pelo Governo de Minas Gerais com uma nova caminhonete, coletes, trena digital e um notebook que, segundo ele, “são recursos que valorizam a Defesa Civil e são facilitadores do trabalho da equipe”.

Cabe ainda ressaltar que Cataguases segue se preparando para evitar eventuais desastres provocados por chuvas, por meio do avanço das obras de contenção de encostas nas áreas de risco. As áreas foram mapeadas pela própria Defesa Civil municipal, em relatório encaminhado à Defesa Civil Nacional. Tão logo aprovados os projetos e liberados os recursos pelo governo federal, neste ano o prefeito José Henriques autorizou a ordem de serviço para o inicio dos trabalhos. O cronograma de execução vem sendo acompanhado atentamente pela Secretaria Municipal de Obras e atende às áreas de risco localizadas nos bairros Paraíso, Pouso Alegre, São Vicente, Bela Vista, São Pedro, Santa Clara e Bom Pastor.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!