Aumentam hospitalizações por Covid-19 entre idosos
Saúde
Publicado em 05/08/2024

Casos já representam 18,1% das infecções respiratórias em 2024

Reportagem:

Lívia Braz

 

Data de publicação: 05 de Agosto de 2024, 00:02h/Por Agência Brasil 61.com - Matéria retirada do portal Brasil 61.com (https://brasil61.com/n/aumentam-hospitalizacoes-por-covid-19-entre-idosos-bras2412291)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

São Paulo, Amazonas e alguns estados do Nordeste apresentaram aumento no número de idosos internados por Covid, segundo o último boletim InfoGripe, da Fiocruz, divulgado nesta sexta (2). Mesmo com o aumento, as internações pela doença estão em patamares considerados baixos, principalmente quando comparados com o histórico de circulação do vírus. 

Mas o incremento de casos chama a atenção e os pesquisadores pedem que hospitais e unidades de saúde dessas regiões fiquem atentos a um aumento mais expressivo na disseminação do vírus. A pesquisadora do Infogripe, Tatiana Portella, orienta os principais cuidados que a população precisa ter para se proteger do vírus da Covid.

“É importante estar em dia com a vacinação — tanto a vacina contra Influenza, quanto a vacina contra Covid. A gente também mantém a recomendação de usar máscaras em locais fechados e dentro dos postos de saúde. Em casos de aparecimento de sintomas, o ideal é ficar em casa, em isolamento. E em caso de piora dos sintomas, é importante procurar atendimento médico.”

Os casos de infecção por Covid ainda atingem com maior gravidade as crianças pequenas, mas a mortalidade tem sido maior entre idosos a partir de 65 anos — nesta faixa etária, o Sars-CoV-2 vem sendo a segunda maior causa de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave. 

Só em 2024 foram notificados 104.734 casos de SRAG, sendo 51.108 (48,8%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Segundo o Infogripe, os casos positivos se dividiram em: 

  • influenza A - 19,3%
  • influenza B -  0,5% 
  • Virus Sincicial Respiratorio - 44,4%
  • Covid-19 - 18,1%
Comentários
Comentário enviado com sucesso!