Covid-19: saiba mais sobre os esquemas vacinais
Saúde
Publicado em 10/06/2024

ÚLTIMAS SOBRE SAÚDE

GOIÁS: É muito importante vacinar público prioritário contra Covid-19, diz gerente de Imunização

TOCANTINS: Nova vacina contra Covid-19 já é aplicada nas salas de vacinação do estado

MATO GROSSO: Nova vacina contra Covid-19 já é aplicada nas salas de vacinação

RS: Nova vacina contra Covid-19 já é aplicada nas salas de vacinação e abrigos

“Erros médicos” crescem em 2024

 

VER MAIS SOBRE SAÚDE

 

Reportagem:

Lívia Braz

 

Data de publicação: 09 de Junho de 2024, 03:00h, Atualizado em: 09 de Junho de 2024, 03:40h - Por Agência Brasil 61.com - Matéria retirada do portal da Agência Brasil 61.com (https://brasil61.com/n/covid-19-saiba-mais-sobre-os-esquemas-vacinais-pdms242871)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

O Movimento Nacional pela Vacinação, campanha encabeçada pelo Ministério da Saúde, entrou em nova etapa e pretende vacinar ao menos SETENTA MILHÕES de pessoas contra a Covid-19. Crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos e demais grupos prioritários devem ser imunizados para evitar as formas graves da doença, hospitalização e óbito. Desde janeiro deste ano, as Unidades Básicas de Saúde de todo o país passaram a adotar um novo esquema vacinal, recomendado pelo Ministério .  E em maio de 2024, os esquemas de vacinação tiveram pequenos ajustes considerando a nova vacina COVID-19 atualizada para a variante XBB.

Para crianças de seis meses a menores de cinco anos, a vacina foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação do SUS. Para este público, são duas doses da vacina monovalente: a segunda administrada após quatro semanas da primeira aplicação. O médico infectologista do Hospital de Base, do Distrito Federal, Tazio Vanni, alerta pais e responsáveis:

“Lembrando que as crianças de seis meses a cinco anos têm a necessidade de se vacinar dentro do calendário de rotina. Então, os pais precisam procurar as unidades de saúde nesse sentido [para fazer essa imunização].” 

Para grupos prioritários com cinco anos de idade ou mais, a recomendação é uma dose anual ou semestral, independentemente do número de doses já recebidas. Os grupos prioritários incluem pessoas com condições de saúde que aumentam o risco de complicações pela Covid-19, como os idosos, gestantes, imunocomprometidos pessoas  com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.

Ainda fazem parte do público prioritário da vacinação os trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pessoas em situação de rua, pessoas privadas de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas.

Para quem tem mais de cinco anos, não faz parte dos grupos prioritários e nunca se vacinou, a orientação é receber uma dose da vacina. 

Quem nunca recebeu uma dose de vacina contra Covid-19 — e quiser se imunizar — pode começar o esquema a qualquer momento, com a recomendação de receber uma dose da vacina XBB.  Para isso, basta levar documento de inscrição com foto a uma unidade de saúde. 

Procure uma Unidade Básica de Saúde, leve a caderneta e vacine-se contra a Covid-19.

Para mais informações, acesse: www.gov.br/saude.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!