Boletim da Fiocruz destaca alta de casos de vírus respiratórios em crianças
18/01/2023 16:48 em Saúde

Vírus Sincicial Respiratório respondeu por 59% dos casos de SRAG com resultado positivo em crianças de 0 a 4 anos

 

Publicado em 17/01/2023 16h03 - Por Ministério da Saúde - Matéria retirada do portal do Ministério da Saúde (https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/janeiro/boletim-da-fiocruz-destaca-alta-de-casos-de-virus-respiratorios-em-criancas)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Um novo Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nessa semana, alerta para os casos de Vírus Sincicial Respiratório que pode causar Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças.

Segundo o informativo, nas últimas quatro semanas epidemiológicas, o vírus respondeu por 59% dos casos de SRAG com resultado laboratorial positivo em crianças de 0 a 4 anos de idade.

De acordo com a Fiocruz, a Covid-19, no entanto, segue predominando entre os casos da síndrome. Nesse sentido, o Ministério da Saúde reforça a importância de os pais levarem as crianças para receber a vacina contra o coronavírus.

Os sintomas mais frequentes da doença podem incluir desde sinais leves, como tosse persistente e febre persistente diária, até sinais de piora progressiva de outro sintoma relacionado à Covid-19 (adinamia, prostração, hiporexia, diarreia), além da presença de pneumonia sem sinais ou com sintomas mais graves.

Nesta terça-feira (17), o Governo Federal conclui a distribuição de 740 mil doses da Coronavac a todos os estados e o Distrito Federal. As vacinas são destinadas à imunização das crianças de 3 a 11 anos contra a Covid-19. É fundamental vacinar as crianças para evitar casos graves e mortes por causa da doença nesse público.

Nathan Victor
Ministério da Saúde

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!