Chuvas torrenciais põem Cataguases-MG em estado de alerta
11/01/2023 10:27 em Cataguases-MG e Região

Matéria retirada do portal da Prefeitura Municipal de Cataguases-MG (https://cataguases.mg.gov.br/rio-pomba-volta-a-subir-e-poe-cataguases-em-estado-de-alerta/)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi recebida por whatssapp

 

As fortes chuvas desde a noite de ontem e madrugada desta terça-feira, dia 10, provocaram na manhã de hoje um deslizamento de encosta com queda de árvores na Avenida Veríssimo de Mendonça, próximo ao Bahamas Mix. A via chegou a ficar interditada e a alternativa para acesso ao Bairro Paraíso e região teve que ser feita pela Vila Minalda e Avenida Centenário, Entretanto, o com o trabalho rápido dos técnicos da prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, no final da manhã a Avenida já estava totalmente liberada para o trânsito.

Outra ocorrência registrada nesta terça-feira pela Defesa Civil foi a abertura de uma cratera na Rua Álvaro França, no bairro Sol Nascente. O dano resulta de um processo erosivo no solo, em decorrência de rompimento de uma rede pluvial. Com isso, a rua encontra-se totalmente interditada em um trecho que compreende uma quadra, por onde o trânsito tem sido desviado.

Devido ao transbordo do Rio Pomba nesta manhã, moradores que se encontrem em áreas ribeirinhas devem retirar imediatamente os pertences de suas casas e evacuar tais locais, conforme recomendação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Muitos moradores, especialmente das partes baixas do Bairro Beira Rio e da Avenida Nicolau Siervi, na Vila Minalda, já se organizavam em mudança e deixando suas casas. A prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, mantém a disposição três caminhões para atender aos moradores nessa mobilização para salvar vidas e evitar prejuízos.

Acolhimento

Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social, até a manhã de hoje, dia 10, Cataguases tinha 1.252 pessoas desalojadas, ou seja, que saíram de suas residências e estavam em outros imóveis, como por exemplo, de amigos ou parentes. Quarenta e sete pessoas estavam desabrigadas e foram acolhidas pela Prefeitura em abrigos provisórios montados em espaços municipais. Dessas, 9 estavam na Escola Manoel Dutra de Siqueira, no bairro São Diniz, 25 na Turminha da Mônica, no Popular, 11 na Escola Professor Antônio Amaro, na Granjaria, e duas no Albergue. Nesses locais, as pessoas dispõem de atendimento integral como alimentação, colchonetes, artigos de higiene pessoal e fraldas geriátricas e infantis a quem precisa. Todas elas já estão cadastradas no banco de dados da secretaria municipal de Desenvolvimento Social para a inclusão em políticas socioassistenciais.

Neste momento, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros pedem que a população fique atenta aos riscos nas encostas e trincas em residências. Também é preciso evitar o trânsito em áreas alagadas, próximo aos ribeirões com risco de transbordamento e só sair de casa se necessário, pois os veículos da Prefeitura estão em operação prestando assistência e socorro. Outra orientação importante é que as pessoas acessem e compartilhem somente informações de veículos confiáveis, como os canais oficiais da Prefeitura. Os interessados em doar às vítimas da enchente podem entrar em contato com a secretaria dos Conselhos, localizada na Galeria Salgado, no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 16h.

Os itens necessários para a população afetada são: água, alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis para adultos e crianças, leite, móveis, produtos de higiene pessoal e roupas de cama.

Na tarde de hoje, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, a Prefeitura recebeu  ajuda humanitária do Governo de Minas Gerais contendo 150 cestas básicas, 50 colchões com kits dormitórios e 40 kits de higiene que serão destinados às vítimas das chuvas em Cataguases.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!