IMA elabora cartilhas do Certifica Minas para consulta on-line e gratuita
21/09/2021 10:52 em Minas Gerais

SEG 20 SETEMBRO 2021  12:00  ATUALIZADO EM SEX 17 SETEMBRO 2021 18:37 - Por Agência Minas - Matéria retirada do portal mg.gov.br

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Frango caipira, leite, carne bovina, algodão e ovo caipira são os novos escopos disponíveis para os produtores

 

 

Cartilhas educativas com linguagem leve e simples para estimular a certificação de produtos agropecuários mineiros. Este é o objetivo da iniciativa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que disponibiliza mais cinco cartilhas do Programa Certifica Minas para consulta on-line e gratuita neste link: http://ima.mg.gov.br/institucional/publicacoes. Frango caipira, leite, carne bovina, algodão e ovo caipira são os novos escopos que entram para a galeria virtual do site ima.mg.gov.br, juntamente com as de azeite, cachaça, café, frutas, queijo minas artesanal, produtos sem agrotóxicos (SAT) e orgânicos. Em breve, os materiais sobre mel e hortaliças, ainda em elaboração técnica, serão também publicados.

As cartilhas contêm um passo a passo sobre os procedimentos e documentos necessários para os interessados solicitarem as auditorias para os produtos agropecuários, buscando ampliar o leque de informações sobre o que é a certificação e quais as suas vantagens.

O Programa Certifica Minas, composto por membros da Seapa e suas vinculadas Emater-MG, Epamig e IMA, oferece selos para cada item contemplado. O IMA é o órgão certificador oficial no estado, responsável pelas auditorias e emissão do certificado, além da autorização do uso dos selos. A Emater-MG orienta os produtores e as indústrias sobre as adequações necessárias de produção. E a Epamig direciona pesquisas e estudos para monitoramento, avaliação e aprimoramento do processo de certificação.

O superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Carlos Bovo, destaca a importância do material, que funciona como um informativo, ao mesmo tempo em que divulga o programa. “A iniciativa é muito positiva, uma vez que é mais uma forma de valorizar e incentivar essa política pública tão importante quando pensamos na democratização do processo de certificação”.

Os produtores contam com auditorias que verificam as boas práticas de produção, normas sanitárias e socioambientais.

IMA / Divulgação

O gerente de Certificação do IMA, Rogério Carvalho Fernandes, complementa que as cartilhas esclarecem as principais dúvidas para o interessado conquistar a chancela. “O selo é importantíssimo para que o produtor mineiro tenha valor agregado e ganhe novos mercados. Os excelentes produtos de Minas merecem nossa chancela, pois com a certificação ficam mais competitivos e se enquadram aos hábitos alimentares atuais dos consumidores, que são mais exigentes em relação à rastreabilidade, qualidade dos alimentos e equilíbrio entre a produção e seus aspectos socioambientais”, analisa.

O IMA é um organismo de certificação de produtos acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nos escopos cachaça e produtos orgânicos. Na certificação de produtos orgânicos também é credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Adesãos

A adesão ao Programa Certifica Minas, coordenado pela Seapa, é voluntária. A certificação tem validade de um ano, podendo ser revalidada, de acordo com o interesse do produtor, após novas auditorias. Produtores da Agricultura Familiar têm adesão gratuita.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!