Romeu Zema anuncia implantação do Samu Regional em Viçosa-MG
23/08/2021 14:57 em Zona da Mata de Minas Gerais

SEX 20 AGOSTO 2021  19:10  ATUALIZADO EM SEX 20 AGOSTO 2021 19:17 - Por Agência Minas - Matéria retirada do portal mg.gov.br

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Serviço especializado de atendimento de urgência estará disponível, a partir de dezembro, para 53 municípios da macrorregião Leste do Sul

Cristiano Machado / Imprensa MG

Governador destacou o trabalho conjunto que viabilizou o novo serviço para a região

 

O governador Romeu Zema anunciou nesta sexta-feira (20/8), durante visita a Viçosa (Zona da Mata), a implantação do Samu Regional para atendimento a 53 municípios da macrorregião Leste do Sul. O novo serviço, que contará com investimento de R$ 14 milhões, deverá entrar em operação em dezembro deste ano.

“É muito gratificante estar em Viçosa para dar essa notícia tão esperada, que vai representar um atendimento médico mais ágil, que muitas vezes significa salvar vidas. É preciso chamar atenção que este é um trabalho conjunto. Uma das características da nossa gestão é somar forças com os municípios. Isso está acontecendo em todas as áreas do Governo de Minas, não só na Saúde”, afirmou Romeu Zema.

Viçosa conta, atualmente, com apenas um serviço de transporte móvel de resgate básico. Com o Samu, a população local e dos outros 52 municípios integrantes da macrorregião terá ganhos significativos em atendimento em saúde. O serviço dispõe de regulação médica especializada e atendimento qualificado, conexão direta com hospitais para encaminhamento de pacientes, além de interface com o Corpo de Bombeiros Militar. A base descentralizada do Samu de Viçosa será sediada no Pelotão dos Bombeiros local.

Durante a solenidade, o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, falou da importância do transporte pré-hospitalar no atendimento de uma emergência. “O paciente chega mais rápido no local certo. Isso muda completamente o desfecho, porque o paciente tem mais chance de sobrevivência e de ficar bem”, afirmou.   

Funcionamento

Haverá uma Central de Regulação de Urgência Única coordenada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), localizado em Juiz de Fora. Somam-se a isso a aquisição de 23 ambulâncias e o ingresso de novos entes não signatários no protocolo de intenções do Cisdeste.

A macrorregião contará com quatro Unidades de Suporte Avançado (USAs), distribuídas nos polos das microrregiões, sendo duas em Manhuaçu, uma em Ponte Nova e uma em Viçosa, além de 19 Unidades de Suporte Básico (USBs) nos seguintes municípios: Abre Campo, Ipanema, Lajinha, Manhuaçu (2), Manhumirim, Matipó, Mutum, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Alvinópolis, Jequeri, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, São José do Goiabal, Araponga, Teixeiras e Viçosa.

Ferrovia

Outro compromisso do governador em Viçosa foi a assinatura de Despacho Governamental para que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) estabeleça um convênio com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) para a criação do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário em Minas Gerais.

Durante a assinatura, o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, explicou que o núcleo será formado por três instituições públicas federais sob a coordenação da universidade federal. “Teremos um grande grupo de especialistas para focar em inovações tecnológicas na área de ferrovias. Isso é uma visão altamente estratégica do Governo de Minas”, enfatizou.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!