Atenção! Vem aí o oitavo e último encontro do Grandes Escritores 2021
17/08/2021 09:49 em Cultura

 

TONY BELLOTTO E RAPHAEL MONTES SÃO OS CONVIDADOS DO ÚLTIMO ENCONTRO DO GRANDES ESCRITORES 2021

 

O oitavo e último encontro do Grandes Escritores 2021, marcado para a próxima quinta-feira (19/8), às 19 horas, é dedicado aos leitores apaixonados por literatura policial. Tendo Viçosa, cidade-mãe do projeto, como anfitriã, Tony Bellotto e Raphael Montes falam de seus trabalhos literários em torno de histórias de aventura, suspense e investigação.

 

TONY BELLOTTO

 

Aos 61 anos, completados em 30 de junho deste ano, o paulistano Antônio Carlos Liberalli Bellotto definiu que seria músico aos 10 anos depois de ler uma reportagem sobre Jimi Hendrix. Na primeira metade da década de 1980, já como Tony Bellotto, o então compositor e guitarrista da banda Titãs ganhou o Brasil e o mundo como músico de Rock. Sem abandonar a sua paixão musical, ele fez a sua estreia na literatura em 1995 com “Bellini e a Esfinge”, primeiro de uma série de livros policiais, que em 2002 ganhou uma adaptação cinematográfica pelo cineasta Roberto Santucci Filho. O filme ganhou o prêmio de público de melhor longa-metragem de ficção no Festival do Rio BR 2001. Bellotto lançou ainda os livros ”BR 163-Duas Histórias na Estrada” (2001), ”O Livro do Guitarrista” (2001, para o público infanto-juvenil), “Os Insones” (2007), “No buraco” (2010), “Machu Picchu” (2013) e “Lô” (2018).

 

RAPHAEL MONTES

 

O carioca Raphael Montes se define como escritor e roteirista brasileiro de literatura policial. Aos 30 anos, já é considerado um dos autores mais lidos na atualidade. Estima-se que até março de 2020 todos os seus livros juntos tenham vendido cerca de 100 mil cópias no Brasil e que a sua obra já tenha sido traduzida para 10 idiomas.

Seu primeiro romance, intitulado “Suicidas”, foi publicado em 2012, mas foi com “Dias Perfeitos” que o autor, aos 24 anos, alcançou seu grande público e teve os direitos de tradução vendidos para 22 países. Seu currículo já conta com cinco obras publicadas, entre elas “Jantar Secreto” (2016), também sucesso de vendas e crítica. Raphael Montes também colaborou e escreveu roteiros de novelas e séries da Rede Globo e também foi roteirista do longa “Praça Paris” (2018). Seu mais recente trabalho é “A menina que matou os pais”, filme que narrará a história do assassinato dos pais de Suzane von Richthofen.

 

ENCONTRO DE ACADEMIAS DE LETRAS

 

Uma das atrações da 16ª edição do Grandes Escritores é o Caminho das Letras, iniciativa inédita que mobiliza Academias de Letras mineiras numa série de encontros online. A primeira etapa foi em julho com a participação de Viçosa, Leopoldina e da Academia do Triangulo Mineiro, com sede em Uberaba. A segunda, será nesta terça-feira (17/8), às 19 horas, reunindo as cidades de Araxá, Divinópolis e Muriaé.

A Academia Araxaense de Letras será representada pelo vice-presidente, o professor Hermes Honório da Costa; a de Divinópolis, pelo presidente Flávio Ramos; e a de Muriaé, pelo presidente Natalino Silva. Assim como no primeiro encontro, o mediador será Luiz Humberto França – jornalista, escritor e presidente da Academia Araxaense de Letras.

A Academia Araxaense de Letras foi fundada em 15 de maio de 1965, por um grupo de intelectuais, quando Araxá comemorava seu centenário. Completará 60 anos em 2025. Ao todo são 40 cadeiras disponíveis com atuação atual de 22 acadêmicos.

Fundada em 8 de junho de 1961, a Academia Divinopolitana de Letras completou 60 anos em 2021. A entidade começou com apenas 12 membros, tendo outros 28 membros eleitos posteriormente, somando-se um total de 40 acadêmicos, na formação clássica da Academia Francesa de Letras.

A Academia Muriaeense de Letras, que foi fundada em 2012, é formada por 30 cadeiras e tem como finalidade a difusão de valores culturais como a ética e o respeito às diferenças calcadas na etnia, na crença religiosa, política, orientação sexual e identidade de gênero.

 

EVENTOS ONLINE

 

O encontro entre Tony Bellotto e Raphael Montes e também o Caminho das Letras podem ser acompanhados online pelos nossos canais no Instagram (@pgescritores) e no Youtube:

https://www.youtube.com/c/ProjetoGrandesEscritores

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

JULHO:

●   Encontro 1 (01/07): Zuenir Ventura & Mauro Ventura em São João Nepomuceno.

●   Encontro 1 (06/07): Encontro 01 Academias de Letras - Leopoldina, Viçosa e Triângulo Mineiro (sediada em Uberaba).

●    Encontro 2 (08/07): Martha Medeiros & Leila Ferreira em Ubá.

●    Oficina 1 (13/07) de Literatura (Oficina de Contadores de Histórias).

●    Encontro 3 (15/07): José Santos & Selma Maria em Cataguases.

●    Encontro 4 (22/07): Eliana Yunes em Juiz de Fora.

●   Encontro 5 (29/07): Marina Colasanti & Ignácio de Loyola Brandão em Leopoldina.

 

AGOSTO:

●   Oficina 2 (03/08) de Literatura (Oficina de Escrita Criativa e Tecnologia).

●   Encontro 6 (05/08): Nelson Motta & Mauro Ventura em Muriaé.

●  Encontro 7 (12/08): Carlos Herculano, Luiz Ruffato & Luiz Humberto França em Manhuaçu.

●    Encontro 2 (17/08): Encontro 02 Academias de Letras - Araxá, Divinópolis e Muriaé

●   Encontro 8 (19/08): Tony Bellotto & Raphael Montes em Viçosa.

●   Oficina 3 (24/08) de Literatura (Oficina de Leitura no Ambiente Virtual).

 

PÚBLICO

 

Nesta edição o público direto serão coordenadores, professores e alunos das escolas da rede pública estadual e municipal de ensino e também instituições públicas e privadas de ensino médio e superior. Indiretamente, artistas locais, bibliotecários, profissionais da área de letras, pessoas interessadas e aquelas que apresentam o gosto por ler e pela literatura. Apesar de ter um tom intelectual, as ações são preparadas para atingir as mais diversas camadas sociais e formações.

 

SERVIÇO

 

Grandes Escritores Brasileiros ano XVI

Através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais de 17/06/2021 a 12/08/2021 de 2021 virtualmente nas cidades de: Cataguases, Juiz de Fora, Leopoldina, Manhuaçu, Muriaé, São João Nepomuceno, Ubá e Viçosa.

Plataformas: YouTube e Instagram

Realização: Amar Produções Artísticas e APPA Arte e Cultura

Patrocínio Master: Energisa.

Patrocínio: Paropas e Produtos Viçosa.

Apoio: Cidades participantes e TV Integração.

Realização: Amar Cultura e Arte, APPA Arte e Cultura e Governo de Minas Gerais.

 

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas em nosso site: https://grandesescritores.com.br/

 

FOTOS EM ANEXO

 

Foto 1: Raphael Montes e Tony Bellotto

 

Foto 2: Tony Bellotto

 

Foto 3: Raphael Montes

 

Foto 4: Hermes Honório – vice-presidente da Academia Araxaense de Letras

 

Foto 5: Flávio Ramos – presidente da Academia Divinopolitana de Letras

 

Foto 6: Natalino Silva – presidente da Academia Muriaeense de Letras

 

Matéria nos enviada por email por Roberto D’arte - Assessor de comunicação do PGE 2021 em 16/08/2021 às 09h17

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!